Notícias Cultura » Sinop

19 de Julho de 2017 às 11:02h

Abertas as inscrições para atividades na 1ª Virada Sustentável Sinop

Edital permite inscrição para adesão de projetos ligados à sustentabilidade e que farão parte do Festival

      Estão abertas as inscrições para atividades da primeira edição da Virada Sustentável em Sinop, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, na região central compreendida pelas praças da Bíblia e da Bandeira. Para se inscrever no evento deste ano, é preciso acessar, até o dia 15 de agosto, o site www.viradasustentavel.org.br

      Em formato de edital, as inscrições são abertas para artistas e grupos de diferentes modalidades como teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas; organizações da sociedade civil; coletivos, movimentos sociais, entidades e escolas, cujos projetos estejam relacionados a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

      Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O conteúdo apresentado será analisado pela equipe de produção do evento e organizações parceiras, e a divulgação dos selecionados ocorrerá até o dia 25 de agosto. Poderão participar desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização, até aqueles que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar na programação oficial da Virada Sustentável. Não serão aceitos projetos de cunho partidário ou religioso ou que estimulem qualquer tipo de discriminação em função da raça, credo ou condição social.

      A Virada Sustentável terá três dias de programação gratuita e contará com atividades para toda a família em diversos locais da cidade. A edição de Sinop terá patrocínio da Nascentes do Xingu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção cultural da 3 Apitos e será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Sinop, com participação de várias secretarias. "Nossa proposta é abrir espaço para artistas e projetos locais que encantem o público e ao mesmo tempo eduquem para os temas da sustentabilidade”, explica Juliana Nogueira, Coordenadora de produção da Virada Sustentável em Sinop. “Buscamos projetos que proponham uma visão ampla da sustentabilidade,  abraçando temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, por exemplo. Queremos promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos”, ressalta. 

      A Virada Sustentável é um festival que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável em na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

Fonte: Agência Lema

Autor: Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques