Notícias Esporte » Cuiabá

21 de Novembro de 2017 às 17:05h

Luta Olímpica de MT fatura dois pódios nos Jogos Escolares

“Me senti muito feliz por trazer esse título para meu estado”, disse Igor Queiroz

Igor Fernando de Queiroz, 16 anos, e Kethyle Lorena Silvério, 16 anos, conquistaram medalhas de ouro e bronze, respectivamente, na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, no peso pesado, na categoria A (para atletas de 15 a 17 anos), que ocorrem de 16 até 25 de novembro, em Brasília (DF). Foi a segunda medalha nacional de ambos os atletas, Igor ou “Indjão” faturou prata em 2015, na categoria B pesado, e Kethyle pegou bronze em 2016, na A pesado.

 

“Consegui colocar em prática minha experiência em competições internacionais. Em todas as lutas usei muito a cabeça e pouca força. Levei as lutas com estratégia, estudando os adversários e travando bem o jogo deles. E impingindo minha especialidade no estilo Greco Romano. Estava fisicamente bem, fiz lutas boas e duras e me sai bem. Agora participarei de um torneio no Rio de Janeiro, mas o foco é a Olimpíadas da Juventude em 2018”, conta o campeão, Indjão.

 

Foram quatro lutas até o topo do pódio, Igor de Queiroz começou a chave com vitória sobre o carioca Thalyson Macedo por finalização (touch), depois superou o norte-rio-grandense João Fernandes por finalização (touch), em seguida ganhou do catarinense Miguel de Campos por superioridade técnica (10 pontos a zero) e completou ao sobrepujar o paulista Lucas da Silva por superioridade técnica (12 pontos a dois). E, na disputa por equipes, uma vitória contra o Amapá.

 

Para Kethyle foram cinco lutas até o pódio, pois sofreu uma derrota no caminho e precisou ir para a repescagem. Ela começou com vitória sobre a pernambucana Vitória Silva, depois perdeu para a brasiliense Agata Silva, foi para a repescagem e venceu a norte-rio-grandense Brendha de Lima, em seguida ganhou da cearense Ana Katarina Moreira, foi para a disputa de terceiro lugar e venceu a paulista Ruthy dos Santos.

 

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, a Luta Olímpica de MT conquistou o total de quatro medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, duas na categoria A (ouro e bronze) e duas na categoria B (ouro e prata). E, segundo ele, tais resultados, somados aos resultados dos anos anteriores, mostram que o wrestling mato-grossense tem qualidade técnica e cresce ano a ano.

 

“A Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA) implantou a Luta Olímpica em nosso estado em 2013. E desde o início participaram dos Jogos Escolares. Pegaram medalhas em todos os anos. De lá para cá, já conquistaram 17 pódios. Foram 16 medalhas individuais e uma por equipe. E em 2017 passaram a fazer parte da programação esportiva da escola Arena da Educação. Temos muito orgulho das conquistas deles”, diz Leonardo de Oliveira.

 

A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT) contribuiu com os gastos em logística e acompanhamento técnico para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. E, além disso, é responsável por custear alimentação, hospedagem, logística, profissionais técnicos e demais gastos com as fases regionais e estaduais dos Jogos Escolares da Juventude.

 

Facebook da FMTJJLA: https://www.facebook.com/fmtjjla/  

Texto e Fotos: Junior Martins

Fonte: Junior Martins

Autor: Junior Martins