O seu dia começa aqui

Mutirão de prevenção ao câncer deve atender mais de 2 mil pessoas em Sinop

Cerca de 500 pessoas devem ser atendidas diariamente até o fim da campanha
Atendimento - Foto: Assessoria da Prefeitura

Médicos iniciaram, nesta segunda-feira (16), um mutirão de atendimentos em Sinop para identificar casos de câncer. A campanha, entre a Prefeitura de Sinop, Hospital do Câncer de Mato Grosso e o Grupo 163 do Bem, acontece até sexta-feira (20), no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

As consultas devem identificar cânceres de mama, próstata, pele e de boca, além de coleta de exame citopatológico (Papanicolau).

“Esperamos aproximadamente 500 pessoas na data de hoje e, no decorrer da semana, aproximadamente 2,5 mil pessoas passarão por atendimentos”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Na campanha, o paciente passa pela consulta e já sai com o devido encaminhamento para tratamento.  “Se esse paciente é suspeito e precisa fazer algum determinado exame, como biópsia, nós encaminhamos ou, algumas [biópsias] nós fazemos aqui. Se é cirúrgico a gente já encaminha para o hospital. Ele já sai daqui com o agendamento, inclusive, sabendo qual a consulta ele vai fazer, por qual médico ele vai passar, por qual setor ele vai passar no hospital, já para dar encaminhamento final pra ele” garantiu o diretor técnico do hospital, Diogo Leite Sampaio.

Os atendimentos seguem até sexta-feira, das 8h às 19h.